Visitar | Serra de Encantos

Saltar para conteúdo
Património Natural

Visitar - Património Natural

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

As Serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal e esta é a razão primeira da sua classificação (Decreto-Lei nº 118/79, de 4 de Maio) como Parque Natural.

Contactos

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Sede: Rua Dr. Augusto César Silva Ferreira
2040-215 Rio Maior
Horário: 09h00-12h30 e 14h00-17h30

Tel.: (+351) 243 999 480/7
Fax: (+351) 243 999 488


Morfologia cársica, natureza do coberto vegetal, rede de cursos de água subterrâneos, fauna específica, nomeadamente cavernícola, e intensa actividade no domínio da extracção da pedra são  aspectos que o diploma classificatório tenta preservar e disciplinar.

Como sugestões de visita, neste Parque, recomendam-se alguns percursos pedestres e pontos de interesse que pode consultar no site portal.icnb.pt

 

OS PERCURSOS PEDESTRES E O TURISMO DE NATUREZA NO PNSAC


Os espaços naturais surgem cada vez mais, no contexto internacional e nacional, como destinos turísticos em que a existência de valores naturais e culturais constituem  atributos indissociáveis do turismo de  natureza.

As Áreas Protegidas são, deste modo, locais privilegiados como novos destinos, em resposta ao surgimento de outros tipos de procura, propondo a prática de actividades  ligadas ao recreio, ao lazer e ao contacto com a natureza e com as culturas locais. (PNSAC. 2006. Guia Percursos Pedestres, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Ed. Região de Turismo de Leiria-Fátima).

O Pedestrianismo, conforme definido na Carta de Desporto de Natureza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, publicada pela Portaria nº 1465/2004, de 17 de Dezembro, consiste na actividade de percorrer distâncias a pé, na natureza, em que intervêm aspectos turísticos, culturais e ambientais, desenvolvendo-se normalmente por caminhos bem definidos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites.

Neste contexto, e de forma a que o visitante possa conhecer e usufruir de forma ordenada e sustentada alguns dos aspectos mais significativos que caracterizam e individualizam esta área protegida, o PNSAC tem vindo a criar desde 1989, em colaboração com outros entidades, uma rede de percursos pedestres, numa extensão aproximada de 160 Km.

Fonte: http://portal.icnb.pt/


Ver Percuros Pedestres do PNSAC disponíveis para a área da Serra de Encantos.

Pesquisa

E-newsletter

Registar-se na E-newsletter
  • Facebook
  • Twitter